Outros Media

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Introdução

Para além de inserir imagens no Wiki, pode também querer hiperligar a um ficheiro .pdf ou inserir um podcast em formato MP3 que possa ser descarregado.

O processo de criar hiperligações para ficheiros no WikiEducator é parecido com o processo de fazer o carregamento de uma imagem; primeiro insere-se a sintaxe Wiki na página e depois usa-se a página Carregar ficheiro para enviar o ficheiro para o servidor.

Inserindo ficheiros de tipo portable document format (pdf)

Por vezes, poderá pretender inserir uma hiperligação que permita que utilizadores descarreguem um ficheiro. Os ficheiros de tipo portable document format (pdf) são portáteis através de qualquer ambiente, portanto a comunidade WikiEducator não tem grandes reservas com a sua utilização, considerando o respectivo comprometimento aos princípios inerentes ao conteúdo livre. A desvantagem de ficheiros .pdf é o facto de os utilizadores não poderem facilmente editar estes ficheiros, o que pode ser visto como uma restrição aos princípios de liberdade e abertura.

Recorde-se que a comunidade WikiEducator não determina nem recomenda que tipo de software os utilizadores devem usar, mas mantém-se dedicada a oferecer recursos em formatos que obedeçam a requisitos mínimos em termos de poderem ser vistos e/ou editados através de software livre.

A sintaxe básica para inserir um ficheiro de tipo .pdf é a seguinte:

[[media:nome_do_ficheiro.pdf|texto de hiperligação aqui]]
Icon present.gif
Dica: Não encorajamos utilizadores a carregar ficheiros de tipo fechado, como por exemplo ficheiros de tipo .doc da Microsoft. No entanto, se você o quiser fazer, então deve também carregar o mesmo documento num formato de tipo aberto de modo a que alternativas em ambos os formatos, aberto e fechado, se encontrem disponíveis. Open Office é um software livre que produz ficheiros num formato aberto, como por exemplo .odt. Este software de processamento de texto é livre e você pode descarregá-lo e instalá-lo no seu computador. Por isso, não existe nenhuma desculpa para não criar versões abertas dos seus documentos (formato .odt). Deve fazê-lo por respeito aos utilizadores que por questões de princípio não querem usar software que não seja livre ou que não tenham possibilidades de pagar os custos de utilização de software fechado.



Por outro lado, você poderá querer carregar um ficheiro audio MP3 para ser descarregado por utilizadores ou para ser iniciado em media players. (Existem formas de inserir ficheiros audio MP3 que toquem directamente no navegador, mas iremos ver este aspecto mais tarde nos tutoriais de nível intermédio). A sintaxe básica é parecida com o exemplo do ficheiro .pdf que demos acima:

[[media:nome_do_ficheiro.mp3|texto de hiperligação aqui]]

O WikiEducator tem um limite em relação ao tamanho máximo de ficheiros, por isso, para poupar na banda de transmissão, pedimos que tente manter os seus ficheiros audio com menos de 1MB.



Icon activity.jpg

Actividade

Dirija-se à sua área de rascunho na sua página de utilizador:
  • Procure um ficheiro pequeno de tipo .pdf no seu computador e insira uma hiperligação a este ficheiro; ou
  • Crie um ficheiro de tipo .pdf e carregue-o em Wikieducator
  • Experimente usar a hiperligação em barra (piped lik) no seu texto alternativo.




Nota: Se não tiver uma cópia legal do software Adobe .pdf writer Open Office é software livre que tem a capacidade de gerar ficheiros de tipo .pdf. Abra o seu documento em Open Office, seleccione File>export e seleccione o formato .pdf.

Demonstração Prática

Para ver o vídeo que se segue, clique na seta no canto inferior direito do écran capturado. Não se recomenda se estiver a utilizar uma ligação por telefone!
<flash>file=Image_files.swf|width=800|height=600|quality=best</flash>