Sintaxe Básica

From WikiEducator
Jump to: navigation, search





Icon key points.gif

Pontos Chave

Nesta sub-secção vamos mostrar-lhe como:

  1. incluir uma imagem disponível para ser utilisada em WikiEducator;
  2. carregar uma imagem nova do seu computador pessoal para o servidor.

Na próxima sub-secção, mostraremos-lhe como manipular a forma como imagens são apresentadas na sua página.


Sintaxe Básica

A sintaxe mais básica para adicionar uma imagem é a seguinte:

[[Image:Nome_da_Imagem_aqui.jpg]]

inserida onde você pretende apresentar a imagem.

Notas explanatórias

  1. A sintaxe encontra-se delimitada por dois parentesis rectos;
  2. Para imagens, escreva a palavra Image seguida de dois pontos (:);
  3. Não se esqueça de substituir o texto Nome_da_Imagem_aqui.jpg, com o nome do ficheiro que quer utilizar e a respectiva extensão (as letras que aparecem a seguir ao ponto final(.). Os seguintes formatos de imagens podem ser usados: .gif, .jpg, and .png). Por exemplo, se quiser inserir uma imagem .jpg que se encontra no seu computador, chamada "Flores_Set06", tem de escrever o seguinte:
[[Image:Flores_Set06.jpg]].


Icon present.gif
Dica: Há duas coisas que é importante lembrar ácerca de adicionar imagens ao Wiki. A primeira é que os nomes das imagens são sensíveis à utilização de letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, se uma imagem se chama Foto.jpg não pode escrever foto.jpg nem Foto.JPG pois o servidor não encontrará estes ficheiros. A segunda, é que os únicos tipos de imagens que podem ser utilizadas em Wiki são os tipos cujos nomes acabem em: .jpg, .gif, .png, ou .svg. Estas três letras a seguir ao ponto final (.) chamam-se extensões. Tem sempre de incluir a extensão no nome do ficheiro, senão o software Wiki não reconhecerá o tipo de ficheiro que pretende carregar para o servidor.



Com imagens você pode:

  1. Usar uma imagem que já existe e esteja disponível em WikiEducator (por outras palavras, uma imagem que tenha sido previamente enviada ao servidor WikiEducator), ou
  2. Carregar uma imagem do seu computador para o servidor.


Usando Uma Imagem Disponível em WikiEducator

Vamos começar com uma imagem que já existe e se encontra disponível para utilizar em WikiEducator.



Icon activity.jpg

Actividade

Vamos fazer esta demonstração editando a sua página de utilizador ou a sua área de rascunho, adicionando uma imagem que já existe no Wiki:

  • Dirija-se à sua página de utilizador ou à sua área de rascunho, que criou anteriormente.
  • Para adicionar sintaxe Wiki à sua página, clique no separador Edit e insira a seguinte sintaxe (pode copiar seleccionando o texto e usando a combinação de teclas Ctrl-C; e depois faça o paste usando a combinação de teclas Ctrl-V):
[[Image:Message_pad_with_pen.jpg]]
  • Clique em Salvar página para ver a apresentação da imagem.





Icon present.gif
Dica: Pode procurar imagens existentes em Wiki através de uma página especial chamada Imagelist. (clique na hiperligação: http://www.wikieducator.org/Special:Imagelist) Também pode encontrar imagens através da hiperligação Páginas especiais na barra de navegação à esquerda. Siga a hiperligação a Gallery of New Files ou Most linked to images.


Carregando Uma Imagem Nova do Seu Computador Para o Servidor do WikiEducator

Para carregar uma imagem nova para o servidor, siga exactamente os passos que lhe demos na actividade anterior, usando a sintaxe para inserir imagens. Por exemplo:

[[Image:Nome_do_ficheiro_que_quer_usar_aqui.jpg]]

A sintaxe aparecerá da maneira como mostramos a seguir, depois de você salvar a sua página no Wiki:

Image: Nome_do_ficheiro_que_quer_usar_aqui.jpg

Nota: Se a imagem já existe no Wiki, poderá vê-la de imediato, senão verá uma hiperligação em vermelho como mostramos acima. A hiperligação em vermelho informa o utilizador de que ainda tem de carregar a imagem para o servidor.

Depois de inserir a sintaxe para a imagem nova que pretende utilizar, tem de fazer o carregamento da mesma para o servidor, para que esta possa aparecer na página em que está a trabalhar, em vez da hiperligação em vermelho. Para tal, clique na hiperligação em vermelho que o Wiki acabou de criar. Será direccionado para a página onde irá fazer o carregamento do ficheiro. Ao fazer o carregamento do ficheiro, este passará a ser visível na página.

The Upload File page



A página Carregar ficheiro contém um formulário que lhe permite seleccionar uma imagem (ou outro ficheiro media) existente no seu próprio computador e mandá-lo para o Wiki. Se clicar no botão Browse ao lado do campo Nome do ficheiro de origem, poderá escolher ficheiros através da janela standard que lhe permite abrir ficheiros no seu computador. Utilize esta janela para navegar e seleccionar a imagem que pretende adicionar ao Wiki. O campo Nome do ficheiro de destino já deverá aparecer preenchido com o nome que você deu à sua imagem, e não precisa ser modificado.

Cada imagem tem a sua própria página, a que pode aceder clicando na imagem. O campo Sumário que aparece no formulário Carregar ficheiro, por baixo do nome do ficheiro de destino, serve para incluir uma pequena descrição da imagem, e talvez a sua fonte; este campo permite Wiki markup.




Icon activity.jpg

Actividade

Pratique fazer o carregamento de uma nova imagem para o Wiki e inseri-la numa página existente, começando por inserir uma foto sua na sua página de utilizador.
  • Dirija-se à sua página de utilizador. (Lembre-se de que para poder seguir esta instrução, tem de estar logged in. Para tal, clique no seu nome de utilizador, a seguir ao icon User.gif no topo de qualquer página.)
  • Seleccione o separador editar para mudar para a modalidade de edição.
  • Escreva a sintaxe da imagem e o nome da sua foto. Repare que o nome que inserir aqui não precisa ser o mesmo que o nome do ficheiro que irá enviar para o servidor. O Wiki dar-lhe-á um nome em caso de serem diferentes.
    Icon present.gif
Dica: Dê à sua foto um nome assim: foto_de_(o seu nome).jpg


  • A sintaxe correcta será:
[[Image:foto_de_rosario.jpg]]
  • Clique no botão Salvar página.
  • Clique na hiperligação vermelha que aparece onde você inseriu a sintaxe da imagem.
  • Preencha os campos na página 'Carregar ficheiro. Use o botão Browse para procurar o ficheiro da imagem no seu computador.
  • Clique no botão Carregar ficheiro para enviar o ficheiro da imagem para o servidor.
  • Depois de fazer o carregamento da imagem, poderá vê-la na página da imagem.
  • No fim da página da imagem, em baixo, verá uma hiperligação que lhe permitirá retornar a página onde inseriu a sua imagem, neste caso, a sua página de utilizador, logo a seguir ao texto A seguinte página aponta para este ficheiro:. Clique na hiperligação e voltará à sua página de utilizador, onde poderá ver a sua imagem nova.