Modalidade de Edição

From WikiEducator
Jump to: navigation, search




Modalidades de Páginas Wiki

Vista de uma página Wiki publicada

Páginas Wiki apresentam duas modalidades:

  1. A modalidade de publicação – o conteúdo que vê quando está a consultar qualquer página Wiki; ou
  2. A modalidade de edição – que é usada para editar texto no Wiki.


Para activar a modalidade de edição, tem de clicar numa das hiperligações editar que aparecem em qualquer página Wiki (separador no topo da página ou hiperligação [editar] em azul, alinhada à direita de cada subtítulo).

Se pretende editar uma página inteira, clique no separador editar no topo da página. Esta forma de editar é útil ao trabalhar com páginas novas ou páginas curtas, com pouco texto. Ao trabalhar com artigos muito longos, poderá ser dificil encontrar a secção exacta que pretende editar. Por isso mesmo, o software Mediawiki apresenta uma característica muito útil em páginas longas que incluam subtítulos: repare na hiperligação [editar] em azul, alinhada à direita de cada subtítulo. Pode usar esta hiperligação quando pretende editar somente uma secção específica. Pode ver onde se localizam as hiperligações para editar na imagem à direita.

Ao clicar em qualquer das hiperligações para editar, a página que estiver a visualisar muda da modalidade de publicação para a modalidade de edição. A modalidade de edição mostra o texto da página que estiver a visualisar, incluindo os códigos Wiki, dentro de uma área especial para editar texto. E nesta área que vai digitar o seu novo conteúdo ou modificar conteúdo existente no Wiki. A seguir vai fazer a sua primeira edição em Wiki, mas antes, familiarize-se com alguns dos códigos da sintaxe Wiki:




Icon activity.jpg

Actividade

Dicas de edição Wikipédia

Antes de iniciar a sua primeira edição em WikiEducator, descarregue uma cópia da Cábula da Wikipédia(724KB em formato pdf). Imprima uma cópia e mantenha-a à mão enquanto estuda estes tutoriais. Não se preocupe se a cábula não fizer muito sentio por agora. Vai usá-la como referência duante os próximos tutoriais.