Hiperligações Externas

From WikiEducator
Jump to: navigation, search



Hiperligações Externas

[1] Existem várias maneiras de criar hiperligações a páginas web externas ao ambiente Wiki. Na modalidade de edição, pode simplesmente escrever o nome completo do localizador web (URL) para a página à qual pretende hiperligar:

http://www.exelearning.org

O Wiki tratará este texto automaticamente como uma hiperligação (como aconteceu no localizador web acima) e, na modalidade de publicação, apresentará esta morada web exactamente como escrita, incluindo a parte http://”. Recomenda-se que não use muito este formato, uma vez que não é muito estético e geralmente não dá uma boa indicação daquilo que o site realmente trata.

Na maior parte das situações, o melhor tipo de hiperligação é uma descrição a seguir ao localizador web. Esta descrição aparece como o título da hiperligação, por ex. Exe Web Site. Para criar este tipo de hiperligação, escreva o nome do localizador web e a descrição, separados por um espaço em branco e envoltos em parentesis rectos:

   [http://www.exelearning.org eXe Web Site]

Isto apontará para o site eXe, que será apresentado ao utilizador da seguinte forma:

eXe Web Site

Envolvendo somente a hiperligação em parentesis rectos, sem uma descrição...

   [http://www.exelearning.org]

...apresentará a hiperligação como um número entre parentesis rectos: [1]. Este formato utiliza-se acima de tudo para citações dentro de um artigo. Tem o mesmo aspecto de uma nota de rodapé, por isso é melhor utilizá-la só nesse sentido (por exemplo, a seguir a uma citação directa, ou a seguir a uma frase que necessite de ser referenciada).



Icon activity.jpg

Actividade

Experimente agora inserir hiperligações na sua área de rascunho, na sua página de utilizador.

Passo 1: Clique na hiperligação para a sua página de utilizador (no canto superior direito do seu écran) e abra a sua área de rascunho.
Passo 2: Use a sintaxe que acabou de aprender para adicionar hiperligações externas que apontem para, por exemplo, a página de raiz da sua instituição, ou para o seu blog favorito.





Demonstração Prática

Para ver o vídeo que se segue, clique na seta no canto inferior direito do écran capturado.
<flash>file=New_page.swf|width=800|height=600|quality=best</flash>